
Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério da
Educação altera a forma de divulgação do resultado do Enem por escola .
Nos dados tornados públicos na quinta-feira (22), só aparecem na lista
as instituições em que mais da metade dos alunos do terceiro ano fizeram
o exame, e a média geral considera apenas as provas objetivas, sem
levar em conta a redação. No ano passado, a composição da média incluía a
redação e todas as escolas tinham a nota divulgada, com o respectivo
porcentual de participação. Com isso, 55% das escolas públicas e
particulares que participaram do Enem "sumiram" da relação.
São mudanças no formato de divulgação que impedem algumas comparações da performance do resultado de 2011 com os anos anteriores e cuja pertinência divide especialistas e escolas. Para a consultora Ilona Becskehásy, a decisão do governo de não divulgar as notas de escolas com menos da metade de participação contraria o princípio da transparência. "Tem de divulgar e deixar a sociedade ponderar se poucos alunos podem representar toda uma escola", diz. Sem a divulgação massiva, acrescenta, os microdados ficam restritos aos pesquisadores e não chegam à sociedade interessada. "Se sou pai, quero saber tudo o que puder sobre o colégio do meu filho." (IG).
São mudanças no formato de divulgação que impedem algumas comparações da performance do resultado de 2011 com os anos anteriores e cuja pertinência divide especialistas e escolas. Para a consultora Ilona Becskehásy, a decisão do governo de não divulgar as notas de escolas com menos da metade de participação contraria o princípio da transparência. "Tem de divulgar e deixar a sociedade ponderar se poucos alunos podem representar toda uma escola", diz. Sem a divulgação massiva, acrescenta, os microdados ficam restritos aos pesquisadores e não chegam à sociedade interessada. "Se sou pai, quero saber tudo o que puder sobre o colégio do meu filho." (IG).
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