
Especialista do INCAR, o Dr. José Roberto esteve participando do quadro Dica de Saúde no programa Levante a Voz quando trouxe um comentário mais aprofundado a respeito de um problema que costumam a afligir pacientes de todas as idades: a dor torácica, tipo de mal estar no peito que geralmente provoca medo no paciente.
Segundo o médico explicou no programa, a dor que piora quando se faz mobilização do tórax ou do braço geralmente não está ligada à dor cardíaca. "Geralmente a dor cardíaca é mais intensa e ligada a angina ou infarto. Costuma aparecer acompanhada de sudorese, náuseas, falta de ar e também são geradas por esforço físico ou emoção intensa', avaliou.
O horário em que mais acontecem os infartos é o período da manhã, devido a questão de que a elevação da pressão arterial acontece neste período. Ao aparecerem esses sintomas o paciente deve ser levado imediatamente para o centro médico mais próximo pois a rapidez no atendimento é vital para que se evitem sequelas futuras.
O médico também deixou no programa dicas importantes para a sobrevivência, ressaltando que o acompanhamento deve ser feito o quanto antes, já que o índice de mortalidade costuma acontecer após uma hora de ocorrência do infarto e alertou quanto aos fatores de risco para a ocorrência de problemas cardíacos como: histórico familiar, obesidade, sedentários, abuso de fumo e bebidas alcoólicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário