quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Beleza aliada à saúde e bem- estar




Banho, um acontecimento especial...

O banho é geralmente praticado para higiene pessoal, mas em muitos lugares do mundo inteiro, também é considerado ritual de purificação, convício social, saúde e celebração...

Em 3000 a. C., no antigo Egito, as pessoas realizavam rituais sagrados na água, com utilização de óleos perfumados, e os dedicavam à divindades. Já em 100 d. C., os romanos transformam o banho diário em um grande intercambio social. Com a queda do Império Romano, após as invasões dos bárbaros, fez com que os banhos entrassem em declínio. Apenas no Império Bizantino, se manteve a tradição dos banhos, que de romanos se transformaram em banhos turcos com o passar do tempo. Na Idade Média tudo mudou. As idéias religiosas, levadas ao exagero, puseram um ponto final na limpeza. Toda essa falta de higiene acarretou terríveis epidemias como a peste que matou milhões de pessoas ao longo da Idade Média.

Somente por volta dos séculos XI e XIII, durante as Cruzadas, que os europeus puderam redescobrir as delicias da água, no Oriente, fora dos domínios da Igreja. Os banhos públicos haviam sido mantidos com seus rituais e instalações luxuosos. Assim, quando os cavaleiros voltavam para casa espalharam pela Europa novamente o ato de se banhar.

No Brasil, os portugueses chegaram a se assustar com a limpeza dos índios que mergulhavam nos rios e mar até doze vezes ao dia! Perceberam que eles eram muito mais saudáveis que os da Europa, e finalmente se renderam ao hábito dos nativos brasileiros. Há citações históricas, que o escrivão de Cabral, Pero Vaz de Caminha, chegou a escrever: “ São tão limpos, e tão gordos, e tão formosos, que não podem ser mais”.

Os portugueses difundiram o banho íntimo por todo o Brasil. Os banhos eram tomados dentro de casa, com vários recipientes. Com a incorporação da cultura africana, ervas e aromas foram incorporados a estes banhos. O fato é que o nosso país por ser tropical, o banho diário é um hábito comum, ao contrário de outros países, que enfrentam um frio rigoroso, e pelas nossas raízes indígenas e africanas, misturadas com as tradições de muitos outros povos do mundo, NOS FAZEM UM POVO APAIXONADO POR BANHO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About