quinta-feira, 12 de abril de 2012

Psicopedagoga tira dúvidas sobre déficit de atenção

12/04/2012 12:10 
A psicopedagoga Drª. Cristina Moura em entrevista a Recôncavo FM tira dúvidas sobre déficit de atenção. Confira:
Como detectar o déficit de atenção?
Drª. Cristina Moura – O déficit de atenção acompanha o indivíduo desde o seu nascimento, está comprovado cientificamente que é um transtorno hereditário, geralmente o pai, mãe ou alguém da família tinha esse problema não se detectou isso em tempo hábil, sendo assim a criança quando nasce recebe tudo. Quando ela vai pra escola e começa a dividir o espaço dela com os colegas aí sim o déficit de atenção aparece.
A partir de qual idade é capaz de detectar o déficit de atenção na criança?
Drª. Cristina- Quando ela começa ler e escrever, hoje na alfabetização já se começa a desconfiar e levantar hipóteses que essa criança tenha esse transtorno. Temos que investigar o seu ambiente familiar, o que a cerca durante toda sua existência para que possamos ou não dá o diagnóstico.
Há cura para o déficit de atenção?
Drª. Cristina- Se formos observar não existe cura, e sim estratégias que a criança vai associando e aprendendo a lidar com suas dificuldades tornando-se um adolescente mais atento as necessidades que apresenta e um adulto totalmente adaptado ao mundo que o cerca.
Como o professor deve tratar uma criança com déficit de atenção?
Drª. Cristina- Com muita atenção, elas precisam de toda atenção da escola, precisa ser olhada com carinho, os pais precisam estar junto com a escola, observando os sinais que ela está dando ao longo de seu desenvolvimento.
Se for detectado na fase adulta o que fazer?
Drª. Cristina- Temos que além do psicopedagogo ter acompanhamento do psicólogo, por que um adulto ele já tem demandas psicológicas que perpassam por uma vida inteira.
Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About